sexta-feira, 9 de outubro de 2015

DISCIPLINA

1 Coríntios 9.24-26 – Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um  só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo o atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós porém, a incorruptível. Assim, corro também eu, não sem meta, assim, não como desferindo golpes no ar.







disciplinaMuita gente  não consegue entender porque determinadas pessoas conseguem atingir seus objetivos, realizarem seus sonhos, alcançarem o sucesso, prosperar  e outras não. E essas pessoas, que não conseguem, começam a creditar o insucesso ao acaso, a sorte, a injustiça, à falta de oportunidade.
 

Então nos vem uma pergunta: Por que algumas pessoas bem educadas, com bom nível de conhecimento, de relacionamento, com boa aparência, também não  conseguem ?  Você conhece alguém assim? Que possui todos esses pré-requisitos, porém sua vida não mostra isto.


 

Nesta linhas tentaremos mostrar que a grande diferença entre estas pessoas se encontra num ponto, bem simples, pouco valorizado, pouco falado, que quase a totalidade das pessoas não dá a menor importância, mas que faz a grande diferença. Qual seria? A DISCIPLINA. Isto mesmo, alguém pode possuir um conhecimento enorme, pode ter inúmeras oportunidades, pode possuir uma rede de relacionamento fantástica, porém se não possuir disciplina não conseguirá o tão almejado sucesso.
 

Se não formos  disciplinados em todos os pontos de nossa vida não conseguiremos realizar as coisas. Não conseguiremos poupar dinheiro, não conquistaremos nossos objetivos, não pararemos em nenhum emprego, enfim, a nossa vida  ficará patinando e, a tão almejada, felicidade não chegará.
 

Então, você que não é assim, disciplinado, deve estar pensando, que todos os seus sonhos não serão realizados.
 
A grande notícia para quem não é disciplinado é que você pode se tornar uma pessoa assim, porque isto pode ser desenvolvido, basta o esforço na busca deste objetivo.
  

Em nosso texto Paulo diz aos Coríntios que o atleta para vencer a corrida   precisa de disciplina e, no caso do esportista, de treinar, de estar em boa condição física, ter uma alimentação balanceada, horário adequado para dormir, pois somente um levará o prêmio, aquele que em tudo se domina, isto é, o que tiver disciplina.  Se pegarmos este exemplo, basta trazê-lo para todos os outros setores de nossa vida, em tudo é necessário esforço, trabalho duro, privações e, alguém somente conseguirá sucesso nesta empreitada, com disciplina. 
 

Alguém que esteja lendo este texto pode estar pensando que, infelizmente,  não é assim, não consegue ter este autocontrole, que jamais conseguirá. Em primeiro lugar o inimigo adora ouvir este tipo de coisa. Em segundo, se olharmos o texto com atenção, Paulo está dizendo: “ Assim, também corro eu, não sem meta, não como desferindo golpes no ar”.
 

Paulo está nos dizendo que precisamos fixar algumas metas para nossas vidas, alguns objetivos a serem alcançados. Desferir golpes no ar que dizer andar sem destino, sem foco,então, se faz necessário  fixar alguns alvos a serem alcançados.

Peguemos um exemplo bem simples. Se alguém se predispõe  a levantar bem cedo, antes de ir trabalhar, para caminhar, criou a sua meta, não resolveu levantar por acaso e sim com um objetivo.
 

A pessoa que pretende ter autodisciplina sem foco, sem meta, sem objetivo, não tendo uma visão de onde quer chegar, está, na realidade, aplicando uma grande punição a si própria.
 

Não podemos, como diz a canção, deixar a vida nos levar, nós é que precisamos dar os direcionamentos para ela.

 

Não fique de assistente da vida. Não fique, simplesmente, observando-a passar e, você, estagnado no mesmo lugar.
 

Lute, se esforce, corra para o prêmio, para chegar em primeiro, não se limite a ser um coadjuvante,  tente ser  o protagonista, isto é perfeitamente  possível na vida de cada um de nós.
 

Mas não esqueça. A vida é 90% de  transpiração e 10% de  inspiração. Sem suor, sem lágrimas, sem esforço, sem atitude, sem visão, sem fixação de metas, sem objetivos, tudo será mais difícil.
 

Porém, a partir do momento, que você fixar seus objetivos, ter a visão de onde quer chegar, das coisas mais simples às mais complexas, se comprometer com os resultados, ter a disciplina de colocar em prática o que precisa ser feito, sua vida mudará, para melhor, e você passará a integrar aquele grupo de pessoas que você achava com muita sorte, que tiveram mais oportunidades, escolhidas para o sucesso. Você será uma delas. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário