A Palavra de Deus é uma semente incorruptível e poderosa. Só ela consegue implantar a mente de Cristo em nós. Entretanto, esse poder não tem como entrar em operação e nos transformar de fato, se não reagirmos de forma adequada ao seu ensino.
A Palavra de Deus é uma semente incorruptível e poderosa. Só ela consegue implantar a mente de Cristo no ser humano. Entretanto, esse poder não tem como entrar em operação e nos transformar de fato, se não reagirmos de forma adequada ao que nos é ministrado. Uma terra ruim pode impedir a melhor das sementes de dar o seu fruto... Baseado no que Tiago diz no texto acima, vamos ver qual a maneira certa de nos relacionarmos com a Palavra de Deus:
1) PRECISAMOS DAR O DEVIDO VALOR À PALAVRA – vs. 21 – Tiago nos manda “acolher” a Palavra. Isso significa, receber bem, abrir as portas com prazer. Uma pessoa se sente acolhida numa casa quando os anfitriões são hospitaleiros, demonstram valorizar sua presença... Infelizmente, há quem trate a Palavra de Deus como palavra de homens, não dando a ela o status que ela merece, negando-lhe a atenção e a honra merecidas.
2) PRECISAMOS REAGIR À PALAVRA COM MANSIDÃO – vs. 21 – Tiago manda acolher a Palavra “com mansidão”, ou seja, com um coração predisposto a obedecê-la. Um animal manso é um animal domado, que obedece a comandos, que não é agressivo. Não adianta ouvirmos a Palavra de Deus e, ao invés de submeter-nos, ficarmos esperneando, discutindo, contra-argumentando. Quem tem um espírito questionador (a tendência contrapor-se à tudo), não cresce espiritualmente.
3) PRECISAMOS SER PRÁTICOS EM RELAÇÃO À PALAVRA QUE RECEBEMOS – vs. 22-24 –Muitos até aceitam a Palavra de Deus, dizem crer no que ela diz, mas não a praticam, ou pelo menos não o fazem de forma radical. Tiago compara essa atitude a alguém que se olha no espelho, vê que não está bem arrumado, mas sai dali sem tomar providência alguma. Pessoas assim viram meros religiosos, confessando-se crentes na Palavra de Deus, mas negando o seu poder, não vivendo o que dizem crer e, assim, trazem até descrédito ao Evangelho.
4) PRECISAMOS RECEBER A PALAVRA COMO UMA LEI PERFEITA – vs. 25 – Tiago,
neste versículo, diz que devemos considerar atentamente a Palavra como
“lei perfeita”, que ele chama de “lei da liberdade”. Há várias ideias
aqui. Primeiro, precisamos dar atenção ao que está na Bíblia. Segundo,
precisamos entender que aquilo é a lei de Deus para nós e que ela é
perfeita. Ora, uma lei perfeita não se discute, mas se obedece. A
terceira ideia é que, se obedecemos a Palavra como quem cumpre uma lei
infalível, ela se torna uma fonte de liberdade para nós!
CONCLUSÃO: Se houver algum visitante descrente, faça o seguinte apelo:
“Que atitude você tem em relação à Palavra de Deus. Que tal permitir
que ela passe a determinar os seus passos? Assuma hoje Jesus como seu
Senhor e Salvador e deixe-o governar você pela sua Palavra...” Leve as pessoas a fazerem uma oração de entrega.
Nenhum comentário:
Postar um comentário