segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Minha casa, um jardim de Deus (2ª Parte)

Desde a semana passada estamos olhando para o Jardim do Éden como o protótipo de um lar perfeito e abençoado, procurando entender as atitudes necessárias para que a bênção de Deus prospere em nossas famílias...

Texto: Gênesis 2:16-17,25
Desde a semana passada estamos olhando para o Jardim do Éden como o protótipo de um lar perfeito e abençoado, procurando entender as atitudes necessárias para que a bênção de Deus prospere em nossas famílias... Já meditamos sobre manter nossas casas voltadas para Cristo, sobre cultivar o ambiente familiar e sobre guardá-lo de invasões. Hoje vamos considerar outros valores, sugeridos no livro de Gênesis:
1) RESPEITANDO OS ABSOLUTOS DE DEUS - Gênesis 2:16-17 - Para o bom funcionamento do Jardim, as regras de Deus deveriam ser obedecidas. Havia coisas permitidas e coisas proibidas pelo Senhor. Assim é também em nossa vida familiar. Quando relativizamos os absolutos da Palavra e fazemos da nossa maneira, a morte entra. Vamos ver alguns absolutos de Deus em relação à família. Por mais que o mundo despreze esses valores, se queremos lares abençoados, precisamos respeitá-los:
a) Fidelidade - Hebreus 13:4 - Casamento é para ser monogâmico e exclusivo. Toda sorte de impureza sexual (adultério, homossexualismo, pornografia, etc.) traz morte para o lar.

b) Aliança - Mateus 19:4-6; Malaquias 2:16 - O casamento é indissolúvel. Por mais desafiadora que seja a vida a dois, o divórcio não faz parte dos planos de Deus. Ele odeia o divórcio (repúdio)!
c) Amor incondicional do marido para com a esposa - Efésios 5:25-28 - O papel dos esposo é amar sua mulher de maneira sacrificial e ser modelo de espiritualidade e fidelidade para ela.
d) Submissão e cooperação da esposa ao marido - Efésios 5:22-24 - A mulher foi feita para cooperar com seu marido (Deus a criou para ser "ajudadora idônea") e submeter-se à sua liderança. Isso não tem a ver com inferioridade, mas com função. Quando essa regra é quebrada, há confusão no lar.
e) Governo e compreensão dos pais para com os filhos - Efésios 6:4; Colossenses 3:21 - Pais precisam exercer autoridade sobre seus filhos, estabelecendo limites, corrigindo, sem fazer disso um argumento de opressão. É o equilíbrio entre o governo e o carinho que irá produzir sujeição.
f) Obediência e honra dos filhos aos pais são mandamentos do Senhor - Efésios 6:1-3 - Filhos solteiros e devem ver seus pais como autoridade e honra-los em tudo. Quando isso é quebrado, o fruto da rebelião de manifestará.  
2) VIVENDO UMA VIDA DE TRANSPARÊNCIA - Gênesis 2:25 - Antes do pecado, não havia segredos entre aquele primeiro casal. Eles não tinham vergonha de se expor um ao outro. Esse é o padrão ideal para uma família abençoada. Que marido e mulher, pais e filhos não admitam esconder nada uns dos outros. A sinceridade e a liberdade são pilares de um relacionamento confiável. Quando passamos a prezar muito a nossa privacidade, mantendo coisas em oculto, e principalmente quando criamos subterfúgios para esconder nossos erros, isso é um sinal de que o pecado está conquistando terreno em nossa vida pessoal e familiar.
CONCLUSÃO - Se houver algum visitante descrente, faça o seguinte apelo: Desde que o homem pecou o acesso à árvore da vida lhe foi vedado. Só é possível voltar ao Jardim através do arrependimento e da fé em Jesus Cristo. Você não quer assumi-lo com seu Senhor e Salvador? - Consolide aqueles que se converterem e tenha um tempo orando pelas famílias representadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário