segunda-feira, 5 de outubro de 2015

AO TENTAR TER TUDO O HOMEM PODE PERDER TUDO

"O rei Roboão enviou Adonirão, chefe de trabalhos forçados, mas todo o Israel o apedrejou até a morte. O rei, contudo, conseguiu subir em sua carruagem e fugir para Jerusalém."
(2 Crônicas: 10.18)

Ao tentar ter tudo o homem pode perder tudo
Esta história tem início quando o povo de Israel foi até o rei Roboão e lhe pediu que diminuísse a carga de trabalho, porque eles tinham sido muito sobrecarregados no governo de seu pai, Salomão, e, em contrapartida, eles lhe seguiriam para sempre.









Roboão, então, pediu um tempo para tomar a decisão e foi consultar aos anciãos que tinham servido a seu pai, e aos jovens que tinham crescido com ele e o serviam naquele momento.
As autoridades que tinham servido ao seu pai o aconselharam a aceitar o pedido, já os jovens que o serviam sugeriram que rejeitasse a solicitação e mais, recomendaram que ele fosse mais duro com o povo que seu pai.
 
Ele, então, decidiu seguir a orientação dos jovens que estavam com ele e transmitiu isso ao povo.
O que aconteceu a seguir foi que os israelitas se revoltaram e, por conta disso, o rei enviou o seu chefe de trabalhos forçados para tentar conciliar a situação, porém o povo não quis mais saber e o apedrejou até a morte.
Podemos dizer que esta decisão de Roboão foi trágica, porque ela deu início à divisão do seu reino, isto é, o país tranquilo e unido que existiu no governo de seu pai, Salomão, ficou dividido em duas partes.
 
O que vemos nesta situação é que ao tentar ter tudo, Roboão quase perdeu tudo, pois não tinha a menor necessidade de ele agir assim.
Ele já era rei e muito rico, pois tinha herdado um reino milionário deixado por seu pai, ou seja, a ganância por mais riqueza e a sede de demonstrar poder o levaram a uma situação terrível e sem volta.
Esta passagem nos deixa um grande ensinamento, qual seja: Aquelas pessoas que querem ter tudo, correm o grande risco de acabar com muito pouco ou com nada.
 
Por isso, é necessário que todas as pessoas tenham o discernimento de perceber que, muitas vezes, é necessário abrir mão de alguma coisa, ninguém conseguirá conquistar tudo, por isso ninguém pode deixar que a ganância e o egoísmo sobreponham ao bom senso.
Pense nisso e deixe o seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário